Quem sou eu

Assú, RN, Brazil
Zé Domingos: Editor-Geral e Fundador desta Revista Imaginativa; Coordenador de Diretorias da Prefeitura Municipal do Assú; Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, na Jurisdição Territorial da Liga Açuense de Desportos; Vice-Presidente da Agenda 21 Local; Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS; 1º Secretário (eleito dia 02/02/2007) da Associação Esportiva Escolinha de Futebol Tupã. Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Estudantil dos XXXVII - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERN's 2007. Vice-Presidente do Partido Social Cristão - PSC. Membro Efetivo do Comitê Gestor Municipal do Programa Terra Pronta RN 2008.

quarta-feira, fevereiro 28, 2007


RIO AÇU
Razão maior da existência do município. Possui 405 quilômetros de extensão. Nasce na Serra da Borborema na cidade de Bonito de Santa Fé – PB, com a denominação de Rio Piancó. Desemboca em forma de delta (no Brasil existem apenas três rios com delta, o Amazonas, o Parnaíba e o Piranhas e/ou Açu) entre os municípios de Macau e Porto do Mangue.
Ao longo de sua trajetória banha diversas cidades e recebe água de inúmeros afluentes. No Vale do Açu alimenta a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a Lagoa do Piató. Em Assu, existe sobre seu leito a Ponte Felipe Guerra com 555 metros de extensão, sendo a maior da BR-304 no Estado.
A sua margem esquerda, no município em epígrafe, existem diversas barracas com comercialização de bebidas e comidas, local onde concentra o maior número de foliões durante o Carnaval, conhecido popularmente por “Carnaval do Rio Açu”.
O potencial turístico do Rio é indiscutível, porém necessita de investimentos que incentivem e proporcionem o desenvolvimento sustentável, sempre com a preocupação de preservação da natureza.

GRUTA DOS PINGOS
A Gruta em epígrafe localiza-se a cerca de 14 quilômetros do centro do Assu na localidade denominada de pingos. Esta caverna tem aproximadamente 22 metros de largura por 08 de altura. Possui duas cavidades, uma que dá condição de acesso permitindo adentrar, sem ajuda de equipamentos, por aproximadamente 50 metros, onde pode-se observar a passagem de um pequeno riacho. A outra cavidade é a que dá nome a gruta, o teto pinga incessantemente de seca a inverno. A área é de difícil acesso, devendo as visitas serem controladas e acompanhadas por pessoas experientes, conhecedoras das trilhas, uma vez que possuí diversos abismos próximos a entrada da mesma.
O turismo ecológico nesta área é interessante, não só pelo gruta, mas pelo contato com a aracnofauna e animais de médio porte existentes na região e o prazer de caminhar em mata fechada com terrenos acidentados.

LAGOA DO PIATÓ
Considerada o maior reservatório natural do Estado do Rio Grande do Norte. Sua capacidade é de 96.000.000m³, possui uma extensão de 18 quilômetros de cumprimento por 2,5 de largura. O anel da Lagoa é composto por diversas comunidades, onde seus habitantes sobrevivem da pesca, da caça e da agricultura. O turismo ecológico é propício para a região, através da pesca controlada, do passeio de barcos ou de cavalos por trilhas que proporcionam conhecer cavernas existentes às margens da mesma, animais da caatinga (alguns ameaçados de extinção, tais como preá, peba, tatu, teju, guaxinim, raposa, galinha d’água, entre outros),
A comunidade de Areia Branca – Piató é a única na região habitada por descendentes dos escravos alforriados três anos antes da Lei Áurea (24-06-1885). Já a comunidade de Banguê, possui uma infinidade de pavões que basicamente residem em um suntuoso prédio datado de 1911, em estilo colonial, com a devida condição de ser recuperado e utilizado como hotel fazenda ou até mesmo museu.
Ainda no anel da Lagoa do Piató, pode-se visitar diversos baobás - árvore rara no Brasil – onde a região conta com mais de 10 exemplares, cada uma delas, com um diâmetro superior ou equivalente a 08 homens de braços abertos. Uma árvore de rara beleza que por gosto pode ser admirada, fotografada... visitada.
Por estas e outras razões a Lagoa do Piató é um dos maiores referências turísticos da região.

- AÇUDE DO MENDUBIM
O Açude do Mendubim está localizado no rio Paraú, afluente à margem esquerda do Rio Piranhas ou Açu. Localiza-se a 11 Km. do centro da cidade.
A bacia hidrográfica abrange uma área de 1.062,5 km², e o lago formado cobre a superfície de 970 ha., acumulando um volume de 76.349.m³, oferecendo um potencial hídrico para irrigar de 1.642 ha.
A parede tem seção homogênea de solo compactado com altura máxima de 25,70 metros. Sua extensão é de 1.100 metros. Até o ano de 2001 o Açude de Mendubim era responsável pelo abastecimento d’água da cidade do Assu.
O Açude do Mendubim possui uma das mais belas vistas da região, sobretudo quando esta sangrando. O turismo ecológico é fácil de ser implantado dado a riqueza de espécies existentes na fauna e na flora, proporcionando a instalação de projetos tais como hotéis fazendas, museu do açude e das espécies existentes antes e depois da construção, entre outros projetos, uma vez que o DNOCS possui prédios e terrenos disponíveis capaz de serem cedidos para desenvolvimento de empreendimentos neste sentido.

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES
A “Barragem do Assu”, como também é conhecida na Região, banha parte dos territórios dos municípios de Assu, Itajá, São Rafael e Jucurutu. O melhor acesso (asfaltado) esta sobre o Itajá. A parede localiza-se a 06 quilômetros da BR-304.
Na Barragem (do lado do Itajá) existe um pequeno povoado habitado por pescadores, onde encontramos casas rústicas ao lado de verdadeiras mansões e também 02 Balneários e 01 restaurante, ambos, possuem uma gastronomia variada porém o prato principal é o peixe, especialmente o tucunaré frito e cozido.
Do lado oeste (município do Assu) esta localizado o sangradouro, algumas ilhas e duas pequenas comunidades onde estão construídas algumas casas de camping, que são verdadeiros paraísos.
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, é o maior reservatório do Estado do Rio Grande do Norte, tem uma capacidade de armazenamento de 2.400.000. m³ (dois bilhões e quatrocentos milhões de metros cúbicos d’agua. Sua construção, concluída no ano de 1983, tinha como principais finalidades; 1) Perenizar o Rio Açu; 2) Irrigar 22 mil hectares de terras (até o momento esta irrigando apenas 8 mil hectares); 3) Incentivo a pesca 4) Incentivo ao turismo regional, sendo que até a presente data, apesar do belo visual que proporciona ao visitante, nenhum projeto de incentivo ao turismo foi desenvolvido pelo poder público.

ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO


Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19.

Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Santo Expedito que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja Invocação Nunca é tardia.

Oração - Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes, Socorrei-me nesta Hora de Aflição e Desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me força, Coragem e Serenidade. Atendei ao meu pedido. "Fazer o pedido". Ajudai-me a superar estas Horas Difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, Protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a Paz e a Tranquilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz. Em agradecimento, mande imprimir e distribuir um milheiro desta oração ou publique-a na Internet para propagar os benefícios do grande Santo Expedito.