Quem sou eu

Assú, RN, Brazil
Zé Domingos: Editor-Geral e Fundador desta Revista Imaginativa; Coordenador de Diretorias da Prefeitura Municipal do Assú; Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, na Jurisdição Territorial da Liga Açuense de Desportos; Vice-Presidente da Agenda 21 Local; Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS; 1º Secretário (eleito dia 02/02/2007) da Associação Esportiva Escolinha de Futebol Tupã. Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Estudantil dos XXXVII - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERN's 2007. Vice-Presidente do Partido Social Cristão - PSC. Membro Efetivo do Comitê Gestor Municipal do Programa Terra Pronta RN 2008.

terça-feira, outubro 02, 2007

Lançada Campanha para Doação de Leite Humano


CIDADES 01/10/2007 (16:25) | COMENTARIOS (0)
Lançada campanha para doação de leite humano
Agência Brasil
Média de doadoras cresceu 55,17% no Brasil entre 2003 e 2007

Ao Vivo A Tarde On Line
A campanha nacional para doação de leite humano foi lançada nesta segunda-feira, 1º, pelo Ministério da Saúde. A campanha integra as ações do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado nesta sexta-feira, 5. Com o slogan

"Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece”, a campanha tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da doação.

Entre 2003 e 2007, o volume de leite humano coletado aumentou em 56,62% e a média de doadoras em 55,17% em todo país, segundo dados do Ministério da Saúde. No Brasil, a rede de banco de leite humano conta com 185 bancos de leite humano e 17 postos de coleta.

A Bahia possui cinco bancos de leite. O centro de referência é o Banco de Leite Humano da Maternidade Climério de Oliveira, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. A unidade, mantida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Rotary Clube Bahia Leste, é responsável pela coleta, armazenamento e pasteurização do leite humano. Além da capital baiana, os municípios de Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista também contam com banco de leite.

Os bancos de leite são voltados para a alimentação de bebês recém-nascidos de baixo peso que ainda não sugam, recém-nascidos com infecções, portadores de deficiências imunológicas, portadores de alergias a proteínas e outros casos.

Uma doadora da rede de banco de leite brasileira é a protagonista da campanha de doação deste ano. Vanessa Macedo Motta e seu filho Miguel, de 4 meses, vão ilustrar os cartazes e folderes da campanha que serão distribuídos a todos os bancos de leite humano do País.

Saiba como doar leite:

1. A mãe deve se dirigir ao banco de leite materno com exames do pré-natal
2. É feito um cadastramento, onde a mãe preenche uma ficha com todos os seus dados e recebe um material educativo sobre o processo de doação de leite
3. Depois, usando toca, jaleco e máscara descartáveis fornecidos pelo banco de leite, faz a higienização das mãos com água e sabão e das mamas com água.
4. Ordenha (retira) o leite com as mãos ou por meio de bomba elétrica
5. A doação não dói e dura cerca de 40 minutos
6. Durante a doação, a mãe pode levar o bebê, que passa por uma prévia avaliação quanto ao seu crescimento e desenvolvimento

Serviço:

Salvador
Banco de Leite Humano da Maternidade Climério de Oliveira – Rua do Limoeiro, s/n, Nazaré. Tel: (71) 3283-9264/9200. Seg a sáb, 8h às 18h.

Feira de Santana
Hospital Geral Cleriston Andrade – Av. Eduardo Fróes da Mota, 35 BI, Feira de Santana-BA. Tel: (75) 3221-0353.

Hospital Inácia Pinto – Rua Barra, 705, Jardim Cruzeiro, Feira de Santana-BA. Tel: (75) 3602-7113

Itabuna
Hospital Manuel Novaes – Rua Santa Cruz, s/n, Fátima, Itabuna-BA. Tel: (73) 3214-4300

Vitória da Conquista
Hospital Esaú Matos - Av. Macaúbas, 100, Kadija, Vitória da Conquista-BA. Tel: (77) 3422-8100

Comentários: (VAMOS CRIAR UM BANCO DE LEITE HUMANO EM ASSÚ)-Zé Domingos.

Faça seu comentário | Veja os 0 comentários Leia Também
20:08 | Doações ao Banco de Leite auxiliam no enfrentamento à mortalidade infantil

Links relacionados

Nenhum comentário: